FAQ-EAD

De WIKI - EXTECAMP
Ir para: navegação, pesquisa
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE APRENDIZAGEM DIGITAL NA EXTENSÃO

Índice

A Extecamp possui um serviço de suporte ao Ensino Digital?

R: A Extecamp disponibiliza Suporte para Moodle e outras ferramentas de apoio ao Ensino Digital. Este suporte pode ser acionado por meio do e-mail ead@extecamp.unicamp.br.


Existe alguma plataforma de ensino específica a ser utilizada nos Cursos de Extensão?

R: Não. O docente é livre para escolher o Ambiente Virtual de Aprendizagem que preferir para seu curso. Entretanto, vale salientar que o MOODLE está integrado com o Sistema de Administração de Cursos da Extensão – ADM. Essa integração torna o processo de inserção dos alunos matriculados automática nesse Ambiente. No caso de utilizar outros ambientes, a inserção dos alunos matriculados precisa ser feita manualmente pelo professor responsável pelo curso.


Como devo proceder para optar por algum dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem integrados com o Sistema de Administração de Cursos da Extensão?

R: Ao entrar em Sistemas EXTECAMP, na área de professor, vá em "Meus Cursos" e selecione o curso para o qual deseja instanciar o Ambiente. Nas configurações do curso, haverá a opção "Ambiente do MOODLE". Para mais informações, veja Como faço para criar uma área do Moodle no meu curso de Extensão?.


O que são MOOCs? Como funciona a parceria da Unicamp com a plataforma Coursera para oferecimento de MOOCs?

R: MOOCs são Cursos Massivos Abertos Online (do Inglês, Massive Open Online Courses). São cursos desenhados de forma que podem ser oferecidos para milhares de alunos ao mesmo tempo. Em geral são gratuitos e de oferecimento contínuo.

A Unicamp tem parceria com a plataforma Coursera para oferecimento de MOOCs desde 2014: https://www.coursera.org/unicamp. Esses MOOCs são abertos a qualquer pessoa, o acesso ao conteúdo é gratuito e, caso o aluno queira o certificado, precisa pagar uma taxa para sua emissão. O Coursera também possui um Programa de Apoio Financeiro para os alunos que não têm condições de pagar pela emissão do certificado.

Os MOOCs têm uma estrutura fortemente baseada em videoaulas curtas (4 a 7 minutos) que podem ser complementadas com outros materiais como leituras, fóruns e várias ferramentas de avaliação, que vão desde exercícios de múltipla escolha, falso ou verdadeiro, questões abertas, até exercícios de programação.

Na Unicamp, os MOOCs oferecidos na plataforma Coursera são classificados como Cursos de Extensão na Modalidade Difusão, gerenciados pela Escola de Extensão – Extecamp e precisam ser aprovados nas Unidade de Ensino e Pequisa que os oferecem, nas instâncias necessárias, sendo a última delas, a Congregação. O tempo da tramitação dessa aprovação depende do calendário das reuniões dessas instâncias nas Unidade.

A Extecamp disponibiliza a plataforma MOODLE que está integrada com seu Sistema de Administração de Cursos e pode ser utilizada para o oferecimento de cursos a distância.


Existem tutoriais sobre os Ambientes Virtuais e a utilização de ferramentas de apoio ao Ensino Digital? Como faço para entrar no SharePoint da Extecamp?

R: O Microsoft SharePoint é uma plataforma de aplicações Web da Microsoft que utilizamos para hospedar vários materiais para orientação e suporte ao Ensino Digital, como tutoriais, dicas, templates, etc. Como parte desse material apresenta telas do nosso sistema de administração de cursos, por segurança, o acesso ao SharePoint precisa ser previamente autorizado e deve ser feito com uma conta institucional. Entre no link do Sharepoint Extecamp Tutoriais e digite a conta do SiSe (a mesma utilizada para os serviços corporativos) com domínio @m.unicamp.br (usuario@m.unicamp.br). Na página de autenticação da UNICAMP, digitar novamente usuário e senha do SiSe. Em seguida, clicar em requisitar acesso e aguardar algumas horas para a efetivação no sistema.


Como faço para migrar meus cursos e/ou disciplinas oferecidas de forma presencial ou semi-presencial para o formato a distância?

R: Em razão da suspensão das atividades acadêmicas presenciais na Unicamp devido à pandemia do novo coronavírus, a migração de cursos de extensão presenciais para o formato a distância está sendo flexibilizada em alguns casos específicos, com caráter emergencial e provisório. Para verificar quais são esses casos e os respectivos procedimentos para tal migração acesse o documento disponível no SharePoint da Extecamp: Migração de Cursos de extensão presenciais para formato a distância em caráter emergencial e provisório.

De forma definitiva, e para os cursos que não se encaixam nos casos específicos acima, acesse os procedimentos a partir do seguinte documento disponível no SharePoint da Extecamp: Migração de Cursos de extensão presenciais para o formato a distância.


Sobre o Moodle EXTECAMP:


Qual a diferença entre o Moodle GGTE e o Moodle EXTECAMP?

R: O Moodle GGTE é o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNICAMP. O Moodle Extecamp é o Ambiente Virtual de Aprendizagem integrado ao Sistema de Administração de Cursos da Extecamp e está disponível para ser utilizado por qualquer curso de Extensão da Unicamp.


Quem fornece suporte ao Moodle EXTECAMP?

R: O suporte de informática ao Moodle EXTECAMP é fornecido pela DTIC (Diretoria de Tecnologias de Informação e Comunicação), órgão da ProEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura).


Como faço para criar uma área do Moodle no meu curso de Extensão?

R: Na Extecamp, o ambiente Moodle está integrado ao Sistema de Administração de Cursos da Extensão – ADM e pode ser utilizado por qualquer curso de Extensão existente, independentemente de ser Presencial, Semi-Presencial ou a Distância, bastando, para isso, ativar a área do Moodle já disponibilizada para todos os cursos existentes.
Essa opção, porém, só pode ser utilizada após a aprovação do curso nas instâncias necessárias e criação do curso pela Extecamp. O tutorial que mostra como ativar a área do Moodle para cada curso de extensão está disponível no SharePoint da Extecamp no link: Como criar o ambiente de Ensino a Distância. As informações sobre como pedir permissão de acesso ao SharePoint estão aqui.


Em que momento os estudantes têm acesso à página do curso no Moodle EXTECAMP?

R: Assim que o estudante se torna matriculado no curso, ele é automaticamente inscrito no Moodle Extecamp, podendo acessar a página do curso. Ele receberá um e-mail de confirmação.


Como o professor sabe que um novo aluno foi cadastrado ao Moodle EXTECAMP?

R: O professor não recebe e-mail de confirmação. Porém, é possível checar, na página do curso no Moodle, a lista de participantes. Basta ir à barra à esquerda, clicar no curso desejado e, em seguida, selecionar “Participantes”.


Após o encerramento de um curso de extensão, o aluno ainda pode ter acesso ao conteúdo do curso pelo Moodle? Por quanto tempo?

R: Sim, o conteúdo do curso no Moodle fica disponível para o aluno indefinidamente. Caso o docente queira restringir esse acesso, ou parte dele, o próprio docente deve ocultar esse conteúdo na plataforma.


Qual a capacidade da infraestrutura dos servidores da Extecamp que hospedam o Moodle? Ela aguentaria um tráfego de 1.000 alunos em um único curso?

R: O servidor Moodle da Extecamp está instalado na nuvem CCUEC/Unicamp. Está bem dimensionado e toda a carga estará sobre essa infraestrutura que o CCUEC garante ser robusta. No início da questão da pandemia COVID-19 foi feito um incremento de recursos de máquina bastante grande (triplicando os recursos). Já houve curso de Extensão com uso do Moodle-Extecamp com mais de 5700 alunos, sem que tivesse havido nenhuma reclamação sobre performance. Mesmo assim, caso haja necessidade, podemos acionar o CCUEC para disponibilizar mais recursos para o ambiente.


É possível personalizar as notificações do Moodle que receberei na Web e em meu e-mail?

R: Sim. Para abrir a página de preferências de notificação, acesse o Moodle no papel de Professor pelo Sistema ADM da EXTECAMP. No canto superior direito da tela, clique na setinha azul ao lado direito de seu nome. Em seguida, selecione "Preferências". Na caixa "Conta de usuário", clique em "Preferências de notificação". Então, uma página será aberta contendo todas as notificações, onde será possível ativar ou desativar qualquer uma delas seja para Web ou E-mail. A cor vermelha significa que a notificação está desativada, enquanto, a cor verde mostra que está ativada. Para alterar, clique nas opções correspondentes àquela notificação. Ao clicar numa opção de cor vermelha, essa passará a ser verde, e vice-versa. Especificamente, para deixar de receber os e-mails de assunto "Estudantes com risco em [NOME DO CURSO]", é necessário desabilitar a notificação de nome "Insights gerados por modelos de previsão".


Sobre Google Classroom:


É possível criar uma área do Google Classroom para meu curso de Extensão?

R: Sim. Porém, na Extecamp, o Ambiente Google Classroom não está integrado ao Sistema de Administração de Cursos da Extensão – ADM. Isso faz com que o professor precise criar a área de maneira independente, com a inserção manual dos alunos matriculados. Aliado a isso, se o Google Classroom for instanciado pela conta da UNICAMP do professor, então, por questão de acesso e visualização, o ideal é que os alunos também criem uma conta institucional corporativa da UNICAMP (SiSe) para serem inseridos.


Contas UNICAMP e Acesso aos Serviços Corporativos:


Sou docente ou funcionário(a) da UNICAMP. Como posso criar um usuário com domínio @unicamp.br para que eu possa utilizar os serviços corporativos da UNICAMP (G-Suite, Office 365, etc..)?

R: A criação de usuário e senha institucional UNICAMP é feita no portal do SiSe (Sistema de Senha). O passo-a-passo se encontra aqui: https://www.unicamp.br/senhaunicamp/?page_id=794  . E o site para solicitar a senha é: https://www1.sistemas.unicamp.br/SiSeCorp/publico/solicitacao_username/formsolicitacaousername.do. Importante: Deve-se atentar ao envio da senha provisória por e-mail com as orientações de troca e confirmação da conta. Para cadastrar e-mail alternativo para o caso da necessidade de recuperação das informações da conta SiSe, acesse o link https://www.unicamp.br/senhaunicamp/ e clique em "Adicionar informações para recuperar usuário/senha". Preencha com os dados solicitados, prossiga com "Enviar". Em seguida, digite um endereço de e-mail alternativo e, depois, clique em "salvar".


Os alunos matriculados em cursos de extensão podem ter uma conta de e-mail corporativa (ex. @unicamp.br) e/ou acesso aos sistemas corporativos da Unicamp?

R: Os alunos matriculados em cursos de extensão têm acesso ao e-mail e aos serviços corporativos da Unicamp. Temos um tutorial sobre isso na página da Wiki-EXTECAMP que explica, passo a passo, como acessar esses serviços, para alunos: Serviços Corporativos (Wi-fi + Google + Microsoft e Apps Unicamp). Importante: A opção de habilitar o acesso aos serviços corporativos fica disponível até 10 dias antes do término do curso e o aluno perde o acesso depois de 60 dias do fim do curso. Caso o aluno esteja fazendo outro curso de extensão na universidade, ele continua com acesso.


Usuário do aluno está ativo, porém não é possível localizá-lo nos sistemas de e-mail e Google Classroom. Quais as orientações?

R: Cheque com o estudante se ele está matriculado no curso. Se matriculado, o estudante recebe um e-mail automático, assim que efetivada a matrícula, com as informações sobre como criar uma conta SiSe para ter acesso aos serviços corporativos. Esse passo-a-passo está disponível no tutorial: Serviços Corporativos (Wi-fi + Google + Microsoft e Apps Unicamp). Para que a conta do usuário seja efetivada, é necessário que ele se atente ao e-mail sobre troca da senha provisória. Feito esse processo, tem-se o prazo de 15 minutos para que o usuário apareça nos serviços corporativos, como Google Classroom. Importante: No momento, estamos enfrentando um problema de sincronismo entre sistemas envolvidos no mecanismo de senha única (SiSe -> Autenticação Central LDAP). Para tanto, os sistemas estão sendo sincronizados por fora no máximo uma vez ao dia. Portanto, excepcionalmente, as contas podem demorar até um dia para que estejam completamente ativas.


Meu curso de extensão tem professores externos, sem vínculo com a Unicamp. Eles podem ter acesso ao Google Classroom e outros serviços institucionais?

R: Os professores de cursos de extensão, sem vínculo com a Unicamp podem ter acesso, como visitantes, aos serviços corporativos institucionais como, por exemplo, G Suite, Google for Education e Microsoft Office online. Para tanto, necessitam de um login e senha acadêmicos liberados pelo Sistema de Senhas da Unicamp - SiSe. Somente um docente ativo, vinculado à Unicamp, pode efetuar o cadastro de um professor visitante e este passa a ser responsável por esse cadastro, devendo cancelá-lo quando o professor visitante deixar de desenvolver atividades em seu curso de extensão. O vídeo a seguir, disponível no SharePoint da Extecamp, mostra passo a passo de como realizar esse cadastro: Como cadastrar professores sem vínculo com a Unicamp como visitantes para uso do Classroom. Após realizar o cadastro do professor visitante, o docente responsável pelo cadastro deve informá-lo que ele receberá um e-mail do SiSe com uma senha provisória e que este deverá seguir as orientações fornecidas no email para a troca da senha. Uma vez trocada a senha, a efetivação da conta no sistema CCUEC será completada em aproximadamente 15 minutos e o professor visitante poderá acessar os serviços corporativos da Unicamp.


Sobre as ferramentas de Webconferência:


Existe uma ferramenta específica de webconferência a ser utilizada nos Cursos de Extensão?

R: Não. O docente é livre para escolher a ferramenta de webconferência que preferir para seu curso. Existem várias opções como, por exemplo, Google Meet, Big Blue Button, Microsoft Teams, Zoom, Whereby, dentre outras. No entanto, vale ressaltar que a ferramenta Big Blue Button está integrada com o MOODLE, do mesmo modo, o Google Meet também pode estar acoplado ao Google Classroom. Vale ressaltar que somente o AVA MOODLE é integrado ao Sistema de Administração da EXTECAMP.


A EXTECAMP possui um documento comparativo das ferramentas de webconferência com suas respectivas características?

R: Sim, a EXTECAMP disponibiliza no SharePoint um documento que contém os principais recursos e características das ferramentas de webconferência mais utilizadas nos Cursos de Extensão. Ele pode ser acessado pelo seguinte link: EAD-Ferramentas de Webconferência.


Como realizar um agendamento de videoconferência no Google Meet e enviá-lo aos estudantes por e-mail?

R: O agendamento é feito na própria ferramenta Agenda, disponível em toda conta do Google (inclusive, a institucional da UNICAMP - SiSe). Cria-se um evento, no qual é possível inserir várias informações, como descrição, dia, horário e horário de notificação. Nessa página, será disponibilizado um link para compartilhamento, bem como uma opção para enviar o convite do evento por e-mail. Os detalhes e o passo-a-passo podem ser vistos no vídeo: "Aulas e vídeo conferências usando o Google Meet" (https://drive.google.com/file/d/1L8zqWGjlsPzodWFkO-ZTVLp4QP5pIIn8/view), disponível na página de apoio ao Ensino Digital do EA2 UNICAMP https://www.ea2.unicamp.br/ensino-digital-2/.


Como criar uma sala virtual de videoconferência pelo Google Meet?

R: A sala virtual é criada a partir da ferramenta Google Meet, disponível na conta do Google institucional (UNICAMP - SiSe). É preciso indicar um nome ao ambiente virtual como, por exemplo, "Disciplinaxx-ProfA". Em seguida, ao entrar na sala, é possível copiar as informações do link de acesso para compartilhá-lo por e-mail ou disponibilizá-lo no Moodle, por exemplo. Os detalhes e o passo-a-passo podem ser vistos no documento: "Procedimento para utilização do Google Meet para oferecimento de aulas na modalidade Educação a Distância (EaD) e para reuniões virtuais" (https://drive.google.com/file/d/1tNPwLACgNw3CTAu9qZ3thb_prD-WVZP3/view) , disponível na página de apoio ao Ensino Digital do EA2 UNICAMP https://www.ea2.unicamp.br/ensino-digital-2/.