meta data for this page
Informações gerais sobre a Extecamp
A Escola de Extensão da Unicamp - Extecamp, órgão da PROEEC - Pró-Reitoria de Extensão, Esportes e Cultura, tem o objetivo de administrar e estimular o oferecimento de cursos de extensão pela Unicamp, ampliando assim a efetividade da transferência de conhecimentos disponíveis na Universidade para a comunidade.
A Extecamp foi criada pela Deliberação CONSU A 27/89 de 19/10/89 modificada pelas Deliberações em vigência, Deliberação CAD-A-007/2020, de 01/12/2020 e Deliberação CEPE-A-007/2022, de 07/06/2022. Para a consecução desse objetivo, a Extecamp deverá (Art. 3º deliberação CONSU A 02/99):
I - coordenar amplamente todo o conjunto dos cursos de extensão da Unicamp, incumbindo-se da operacionalização dos cursos implantados;
II - supervisionar e acompanhar os processos de divulgação e realização de cursos de extensão;
III - organizar e promover o oferecimento de cursos de extensão uni e pluridisciplinares;
IV - instalar, organizar, manter e administrar um sistema de informações sobre os cursos de extensão, publicando seu catálogo;
V - propor para aprovação das instâncias competentes as normas operacionais para o oferecimento de cursos de extensão, inclusive no que concerne à fixação de taxas;
VI - receber, analisar e consolidar informações relativas aos recursos captados através do oferecimento de cursos de extensão, inclusive quando obtidos por fonte eventual de financiamento e fomento;
VII - coordenar a administração da parte que lhe couber dos recursos captados através do oferecimento de cursos de extensão;
VIII - buscar a ampliação do alcance de seus cursos, em particular, prevendo condições de acesso para candidatos que não possam pagar as taxas eventualmente fixadas.
A Deliberação CEPE-A-023/2020, de 01/12/2020 define os cursos de extensão:
Artigo 4º - A denominação “Curso de Extensão” é usada na presente Deliberação significando toda atividade de ensino acadêmico, técnico, cultural ou artístico, não capitulada no âmbito regulamentar de ensino de graduação e da pós graduação “stricto sensu” da Unicamp.
Modalidades de cursos de extensão
A Extecamp oferece algumas modalidades de cursos, regulamentadas por Deliberações da Câmara de Ensino e Pesquisa (CEPE) da Unicamp.
Os Cursos de Extensão da UNICAMP visam a difusão e compartilhamento de conhecimentos e técnicas de trabalho entre universidade e comunidade.
Os Cursos de Extensão poderão ser desenvolvidos em qualquer nível de escolaridade, classificando-se em duas modalidades:
Cursos Livres:
São aqueles em que não há pré-requisito de escolaridade ou este pré-requisito é definido pelo professor responsável pelo curso (cursos abertos, de difusão e de extensão).
- Os cursos abertos não admitem pré-requisito de escolaridade.
- Nos cursos de difusão e de extensão, o pré-requisito de escolaridade é definido pelo professor responsável pelo curso.
Cursos de Extensão no âmbito da educação continuada:
No âmbito da educação continuada: são aqueles em que o pré-requisito de escolaridade é previamente definido para a modalidade, na norma que o regula, podendo ser de formato simples ou múltiplo.
Em cada uma das classificações previstas no parágrafo anterior poderão ser determinados pré-requisitos específicos para o aluno.
Para ver mais informações sobre os tipos de cursos acesse: Cursos
Informações Gerais
Os cursos de extensão da Unicamp são oferecidos a toda a comunidade, desde que atendam aos pré-requisitos solicitados.
Inscrição
a) Para todos os cursos de extensão e todas as modalidades a inscrição poderá ser feita pelo site da Extecamp.
Para validar a inscrição no curso é necessário enviar os documentos necessários do curso via sistema de upload de documentos e pagamento da taxa de inscrição, quando houver.
Os documentos são:
- Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso assinado eletronicamente pelo Clicksign;
- 01 cópia da Carteira de Identidade – RG (CNH e Passaporte também são aceitos);
- 01 cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF (ou documento de identidade com CPF);
- 01 cópia do Diploma Registrado ou Certificado de conclusão de curso do nível de escolaridade exigido pelo curso pretendido.
b) Perderá o direito à vaga o candidato que:
- Não apresentar todos os documentos exigidos para matrícula dentro do prazo estabelecido – sendo um dia útil após o término das inscrições;
- Não participar do processo seletivo (prova, entrevista, análise de curriculum vitae ou Histórico Escolar, etc.) dentro do período estabelecido, caso seja exigido no curso de interesse.
- Não efetuar o pagamento da taxa de inscrição, quando houver.
Matrícula
Participarão desse processo somente as pessoas que entregaram rigorosamente todos os documentos exigidos, e eventuais taxas, sendo essa a vinculação legal do aluno ao curso de extensão.
No ato da matrícula, os candidatos classificados e convocados receberão um link por e-mail, com a forma escolhida para pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito, referente à primeira parcela ou parcela única do curso.
A matrícula será efetivada somente após a confirmação desse pagamento no banco de dados, que ocorre no dia útil seguinte ao pagamento efetuado.
No caso de cursos gratuitos, a matrícula é feita automaticamente no ato da entrega da documentação solicitada, após resultado de processo seletivo e administrativo na Unidade de Ensino se houver, bem como pagamento de taxa de inscrição se houver.
Os cursos que não atingirem o número mínimo de alunos matriculados poderão ser frustrados ou cancelados, nestes casos serão restituídos valores de taxas de inscrição e matrícula, se houver.
Matrícula para alunos estrangeiros
a) A matrícula de alunos estrangeiros, portadores de visto permanente, será feita mediante a apresentação do R.N.E. (Registro Nacional de Estrangeiro), desde que o término do curso escolhido se dê dentro do prazo de validade de sua estada no Brasil.
b) Caso o aluno não tenha R.N.E., deverá apresentar-se ao Controle de Estrangeiro da Diretoria Acadêmica, munido da Ficha de Inscrição preenchida e assinada, uma cópia com tradução juramentada do Diploma e uma cópia do CPF, para fins de orientações e liberação de matrícula.
c) O aluno deverá ter obrigatoriamente “visto de estudante”. Não serão aceitos alunos estrangeiros com “visto de turista”.
d) Para os casos em que os alunos estrangeiros realizem a inscrição em cursos à distância, não haverá a necessidade de visto, bem como a apresentação do R.N.E. (Registro Nacional de Estrangeiro) não será obrigatória, para estes casos será aceito o passaporte ou o documento de identidade do país de origem.
e) O comprovante de escolaridade emitido em outro país deverá conter tradução juramentada, com exceção aos países com o português como língua oficial ou os países participantes do Mercosul.
f) Em qualquer outra situação não contemplada nos itens anteriores, deverá ser consultada a Diretoria Acadêmica da Unicamp.
Corpo Docente
É constituído por Mestres, Doutores e Especialistas da Unicamp e por professores convidados de outras Universidades e Instituições, observada a Deliberação CONSU A-5 de 29/05/2007.
Infraestrutura
Os cursos podem ser ministrados nas instalações da Unicamp ou em outra Instituição, atendendo as necessidades das empresas e órgãos de diversas áreas.
Calendário/Programa do Curso
Os cursos, depois de aprovados nos diversos segmentos da Unicamp e programados pelos professores responsáveis, ficam disponibilizados para inscrição no site da Extecamp, em “Cursos”.
Pagamento da mensalidade
O pagamento das mensalidades poderá ser efetuado em qualquer agência da rede bancária, até o dia do vencimento. Após o vencimento, somente no Banco Santander S/A, observada a data limite de 14 dias de atraso, constante no corpo do boleto.
Os boletos podem ser consultados ou impressos através do site da Extecamp, em “Acesso Restrito” - “Sistemas Extecamp” - “Alunos”, ou diretamente na Extecamp, ou ainda na Secretaria de Extensão na qual foi feita a matrícula.
Os pagamentos via cartão de crédito, uma vez informados os dados do cartão, serão debitados de acordo com o parcelamento escolhido, seja à vista ou parcelado. Caso haja algum problema de pagamentos em atraso, o aluno será contatado.
Inadimplência - Falta De Pagamento/Mensalidades
O aluno inadimplente por mais de 90 (noventa) dias poderá ser acionado judicialmente e somente poderá matricular-se em cursos no âmbito da Extensão quando o curso for gratuito ou quando efetuar o pagamento à vista, enquanto não saldar sua dívida junto à Unicamp, conforme Termo de Compromisso assinado na ocasião da inscrição/matrícula.
Identidade Estudantil
Poderão requerer identidade estudantil somente os alunos matriculados nos cursos de extensão a partir de 180 horas.
Somente após efetivação da matrícula e devida conferência da documentação pela DAC (Diretoria Acadêmica), o aluno deverá acessar o site da Extecamp, através deste link, fazer seu login e clicar na opção 'Solicitação de Identidade Estudantil', seguir as orientações ali descritas e imprimir o formulário.
Esse documento tem um custo estipulado pela Unicamp através da Secretaria Geral e deverá ser depositado em conta corrente (as informações de valor e conta corrente são apresentadas no ato da solicitação de identidade estudantil via sistema).
O aluno deverá enviar por e-mail para cartaoid@unicamp.br o comprovante de pagamento e a ficha de solicitação da carteira estudantil, para que seja providenciado esse documento.
De posse da identidade estudantil, o aluno poderá:
- Retirar livros nas bibliotecas - deverá dirigir-se à biblioteca e oficializar seu cadastro;
- Utilizar o restaurante universitário (bandejão) - dirigir-se à Central de Informações da Unicamp para providências necessárias;
- Acessar laboratórios e áreas com controle de acesso restrito, se exigido para o curso.
- Em caso de perda, dano, extravio, roubo ou furto, o aluno poderá solicitar a 2ª via do cartão, devendo realizar o pagamento da taxa estipulada pela Unicamp e seguir os mesmos passos utilizados para solicitação de emissão da 1ª via da identidade estudantil.
- Aos alunos matriculados nos demais cursos que não atendem ao requisito para emissão da identidade estudantil, a Extecamp oferece uma Declaração de Matrícula.
Bolsa de estudos
A cada 20 (vinte) alunos matriculados numa disciplina ou curso de extensão, deverá ser concedida pela Unidade, caso solicitada, no mínimo, 1 bolsa de estudos integral.
No caso do curso ser oferecido a um número inferior a 20 (vinte) alunos, deverá ser concedida pela unidade, caso solicitada, no mínimo, 1 (uma) bolsa de estudos de valor proporcional. Por exemplo: para cada 12 (doze) alunos matriculados, o valor da bolsa oferecida seria de 60% (sessenta por cento) da bolsa integral.
O mesmo critério do item “2”, acima, se aplicará aos cursos com mais de 20 (vinte) alunos. Por exemplo, para 30 (trinta) alunos matriculados, o valor a ser aplicado em bolsas de estudos seria de 1,5 vezes o valor de uma bolsa integral.
A critério do professor responsável pelo curso, uma bolsa de estudos integral poderá ser dividida em várias bolsas parciais.
Os alunos interessados em bolsas de estudos deverão preencher o Formulário de Solicitação de Bolsa, comprovando a insuficiência de recursos para o pagamento da matrícula e demonstrando perfil acadêmico necessário para o acompanhamento do curso.
A escolha dos bolsistas será feita pelo professor responsável pelo curso, com a ciência do Coordenador de Cursos de Extensão da Unidade.
O pedido de bolsa pode ser feito pelo aluno em qualquer momento do curso.
Se o curso estiver em período de inscrição, entregar o formulário junto com a documentação para a matrícula.
A continuidade da bolsa concedida poderá estar atrelada ao rendimento escolar do aluno e revisada periodicamente conforme estabelecido pelo professor responsável pelo curso no formulário de concessão de bolsa.
Desistência
O aluno poderá desistir do curso sendo necessário a formalização por meio de documento escrito (formulário de desistência) e enviar para a Secretaria de Extensão responsável pela matrícula.
Situações de desistência e pagamentos:
- Quando a desistência ocorrer até sete dias após a data do início do curso, o aluno terá direito à devolução integral do valor já pago. Deverá informar os dados bancários e CPF do titular da conta corrente;
- Quando a desistência ocorrer após sete dias da data do início do curso, o aluno que possuir parcelas vencidas deverá quitá-las para não ser considerado inadimplente. Os boletos a vencer serão cancelados. O cancelamento da matrícula pela UNICAMP poderão correr no caso em que se constate qualquer irregularidade nos documentos do aluno. Nos cursos no âmbito da Extensão não existe trancamento de matrícula;
- Quando a desistência ocorrer após sete dias da data do início do curso, e o aluno escolheu o parcelamento no cartão de crédito para pagamento do curso, a Secretaria deverá solicitar o cancelamento das parcelas a vencer junto à Extecamp;
Havendo taxa de inscrição, o referido valor da taxa de inscrição não será restituído ao aluno, exceto em casos de cancelamento ou frustração do curso, por parte da UNICAMP.
Os outros casos de desistência com solicitação de reembolso pelo aluno, e que não estão contemplados nos itens 1 a 3, deverão ser analisados pelo Professor Responsável do curso e Coordenador de Extensão.
Atualização Cadastral
Sempre que houver mudança nos dados (endereço, e-mail, etc.), o aluno deverá efetuar a atualização cadastral. Esta poderá ser feita diretamente no site da Extecamp, em “Acesso Restrito” - “Sistemas Extecamp” - “Alunos” ou por meio de comunicado à Extecamp ou Secretaria de Extensão onde fez a matrícula. A Extecamp não se responsabiliza por correspondências extraviadas devido a não atualização cadastral.
Faltas
Os alunos devem estar atentos ao limite máximo permitido. O controle de frequência é feito pelos professores do curso.
Só haverá abono de faltas nos casos previstos abaixo:
- Convocação para cumprimento de serviços obrigatórios por lei.
- Falecimento do cônjuge, filho, inclusive natimorto, pais e irmãos até 03 (três) dias.
- Falecimento de padrasto, madrasta, sogros e cunhados até 02 (dois) dias.
São considerados passíveis de tratamento excepcional (a avaliação da pertinência da excepcionalidade será de responsabilidade do Coordenador de Extensão) desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento das atividades escolares em novos moldes:
- A aluna em estado de gravidez ficará assistida pelo regime de exercícios domiciliares podendo, em casos excepcionais, comprovados por atestado médico, ser aumentado o período de repouso antes e depois do parto, a partir do 8º (oitavo) mês de gestação e durante 03 (três) meses.
- A aluna enquanto amamentar.
- O aluno em condições de merecer tratamento excepcional - é considerado merecedor de tratamento excepcional o aluno portador de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados, caracterizados por:
- incapacidade física relativa, incompatível com a frequência aos trabalhos escolares, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes;
- ocorrência isolada ou esporádica;
- duração que não ultrapasse o máximo ainda admissível, em cada caso, para a continuidade do processo pedagógico de aprendizagem, atendendo a que tais características se verificam, em casos de síndromes hemorrágicas, asma, cardite, pericardite, afecções osteoarticulares submetidas a correções ortopédicas, nefropatias agudas ou subagudas, afecções reumáticas, entre outros. Como compensação da ausência às aulas, são atribuídos a esse aluno exercícios domiciliares com acompanhamento, sempre que compatíveis com seu estado de saúde e as possibilidades de cada um dos cursos/disciplinas em que se encontrar matriculado, a critério dos respectivos professores responsáveis.
Obs.: As disposições dos itens 2 e 3 deverão ser comprovadas mediante apresentação de uma cópia do atestado de óbito, na Secretaria de Extensão onde fez a matrícula, num prazo de 15 (quinze) dias, a serem contados a partir da data do falecimento. A apresentação de atestado médico não abona faltas, apenas justifica.
O início e o término do período em que é permitido o afastamento são determinados por atestado médico a ser apresentado à Secretaria de Extensão junto com o pedido de regime de exercícios domiciliares. Às Secretarias de Extensão cabe comunicar o afastamento do aluno aos professores responsáveis pelos cursos/disciplinas em que se encontrar matriculado, para efeito de decisão quanto à viabilidade de acompanhamento dos exercícios domiciliares por parte dos professores responsáveis. Cabe ao aluno, por intermédio de representante, manter-se em contato com os professores para o cumprimento das tarefas estabelecidas no regime de exercícios domiciliares. A assiduidade e a pontualidade são essenciais e necessárias ao bom andamento do curso.
Avaliação
Do aluno
O critério de avaliação é de responsabilidade do professor do curso. A avaliação poderá ser realizada por meio de provas, trabalhos, seminários, dentre outros, bem como pela participação e interesse demonstrado pelo aluno durante as aulas e demais atividades. A retificação de nota ou de frequência deverá ser tratada diretamente com o docente do curso. Caso o professor entenda pertinente a referida retificação, deverá encaminhar um ofício à Extecamp com a ciência do Coordenador de Extensão, justificando a alteração.
Do curso
A avaliação do curso pode ser feita pela Unidade proponente do curso e pela Extecamp. O questionário de avaliação da Extecamp é encaminhado para o aluno automaticamente, quando da emissão do certificado de conclusão do curso, por e-mail. O questionário aborda assuntos acadêmicos e administrativos. Os dados são compilados e ficam à disposição para análise do professor responsável pelo curso, pela Secretaria de Extensão da Unidade e pela Extecamp.
Prazos de Entrega dos trabalhos
Os prazos estipulados para entrega dos trabalhos deverão ser rigorosamente cumpridos, para que os certificados possam ser expedidos em tempo hábil. O não cumprimento desse item poderá acarretar a reprovação do aluno.
Certificado/Atestado/Declaração
Os certificados/atestados/declarações serão emitidos em PDF e ficarão disponíveis na Área do Aluno, de acordo com o tipo de curso a saber:
- Difusão - modalidade presencial: emite atestados, desde que solicitado pelo docente responsável pelo curso, no momento do preenchimento da proposta do curso.
- Difusão - modalidade a distância: emite declaração, após lançamento da frequência pelo docente responsável.
Nos demais tipos de cursos, a partir do tipo extensão (presencial, semipresencial ou à distância) emite-se o Certificado.
Para todos os tipos de curso o docente tem até 60 dias para lançar nota e ou frequência e enviar à Extecamp o processo do curso com a solicitação de emissão de certificado.
2ª via de certificado/atestado
A solicitação da emissão de 2ª via do documento só ficará disponível para os casos em que a 1ª via foi impressa ou em caso de alteração de dados pessoais do aluno, e deverá ser solicitada, pelo próprio aluno, dentro da Área restrita do aluno e será cobrada uma taxa (valor estipulado pela Unicamp conforme link: http://www.sg.unicamp.br/camara/cad/taxas-administrativas).
Para acessar a área de aluno:
- Acesse o sistema por meio do link: https://www.extecamp.unicamp.br/alunos.
- Faça o login digitando seu RG e sua senha de acesso.
- Caso não se lembre das informações acima, clique na opção “Esqueci minha senha”.
Após depósito do valor referente a emissão de segunda via de certificado, deve ser encaminhado para processos@extecamp.unicamp.br o comprovante de depósito e o formulário de solicitação de segunda via de certificado preenchido e assinado, para que possamos solicitar a emissão da segunda via do seu certificado.
Informamos que hoje os certificados não são mais impressos, são digitais, desta forma após solicitarmos a emissão junto à DAC (Diretoria Acadêmica) o mesmo estará disponível em sua área de aluno em até 10 dias úteis para consulta/impressão.
Formulário 2ª via de certificado/atestado (preenchimento manual)
Se tiver algum problema para acessar a área do aluno acesse este link para baixar o documento de solicitação para preenchimento a mão.
Prazo de integralização curricular
O prazo para integralização dos cursos que são compostos por disciplinas (múltiplos), via de regra, é igual ao período de oferecimento do curso. Ao se inscrever em um curso múltiplo, o aluno deve se informar junto à Secretaria de Extensão a respeito do prazo de integralização curricular.
Aproveitamento de estudos
O aluno poderá aproveitar disciplinas cursadas na Unicamp como aluno regular de acordo com as normas vigentes sobre o assunto, em especial, a Norma Conex nº 01/2007. As disciplinas cursadas fora do prazo de integralização do curso poderão ser aproveitadas para completar seu curso. Consulte a Secretaria de Extensão ou a Extecamp para maiores detalhes.
Regime disciplinar
Comete infração disciplinar o aluno que:
- Utilizar celulares em sala de aula;
- Transportar ou utilizar armas de qualquer natureza;
- Fumar nas dependências da Unicamp (salas de aula, bibliotecas, corredores, etc.);
- Usar ou transportar bebidas alcoólicas;
- Usar ou transportar substâncias psicoativas ilegais;
- Usar ou transportar substâncias psicoativas legais sem a devida prescrição médica;
- Danificar os bens de qualquer natureza do patrimônio da Instituição;
- Desrespeitar, agredir (física ou moralmente) e ofender qualquer membro da comunidade acadêmica;
- Participar ou promover atos ou manifestações de caráter discriminatório ou que atentem contra a moral e os bons costumes;
- Cometer fraudes e/ou plágios.
Os alunos que praticarem qualquer das infrações acima estarão sujeitos a advertência verbal ou escrita, suspensão por tempo limitado ou desligamento da Instituição, dependendo da gravidade da infração. Estas infrações deverão ser tratadas pelos Diretores das respectivas Unidades de Ensino juntamente com o Coordenador de Extensão e Professor Responsável pelo curso.
Observação
Lembramos aos alunos que estarão frequentando os cursos: as Faculdades, Institutos ou outros locais dentro da Universidade têm suas regras e normas internas próprias que também deverão ser respeitadas e seguidas.
Alguns esclarecimentos
Formação de Especialistas
Destina-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo preparar especialistas em setores específicos das atividades acadêmicas e profissionais. Tem uma carga mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra-classe. Só pode matricular-se, aluno portador de diploma de conclusão de curso superior, reconhecida e devidamente registrado. Os cursos de - Aperfeiçoamento Profissional, Desenvolvimento Profissional, Capacitação Profissional, Qualificação Profissional, Especialidade Profissional e Formação de Especialistas - não atendem aos requisitos da Resolução CES/CNE nº 01 de 08/06/2007 (fonte: MEC) e são regulamentados pela Deliberação CEPE-A-023/2020, de 01/12/202, alterada pela Deliberação CEPE-A-007/2022.
Especialização Lato sensu
Nesse tipo de curso, o aluno aprofunda os conhecimentos adquiridos na graduação e se especializa em alguma área específica de atuação. Somente os graduados podem cursar. O MEC reconhece apenas as especializações que tenham no mínimo 360 horas-aula e que sejam oferecidas por Instituições credenciadas para atuarem nesse nível. Estes cursos atendem os requisitos da Resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018.
MBA
O Master Business Administration é considerada uma especialização que tem como objetivo aperfeiçoar as habilidades gerenciais de profissionais que atuam em diversas áreas de uma empresa. É exigido do candidato o diploma de curso superior e em alguns casos proficiência em línguas estrangeiras e experiência profissional. Esse tipo de curso também é reconhecido pelo MEC se tiver no mínimo 360 (trezentos e sessenta) horas.
Mestrado acadêmico Stricto sensu
Esse tipo de curso forma professores e profissionais que dominam temas específicos dentro de sua área de conhecimento. O candidato deve ter graduação (bacharelado ou licenciatura) em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. A duração normal é de dois anos e há um rigoroso processo seletivo. De modo geral há análise do currículo do candidato e uma entrevista. Costuma-se fazer duas provas, uma sobre um tema da área do mestrado e outra de um idioma estrangeiro. Ao final do curso, o aluno deverá defender uma dissertação perante uma banca examinadora, após ter sido qualificado pela banca orientadora e ter sido aprovado nas disciplinas do curso e em atividades específicas. Só tem validade os diplomas concedidos pelos programas credenciados pelo MEC e que tenham no mínimo conceito 3 (três) na avaliação da CAPES.
Mestrado profissional
Esse mestrado visa ao aprofundamento de conhecimentos ou técnicas científicas, tecnológicas ou artísticas. Enquanto o mestrado acadêmico forma principalmente professores e pesquisadores para atuar em Universidades e Instituições de pesquisa. o profissionalizante destina-se à qualificação de profissionais para empresas de modo geral e para a atuação autônoma no mercado. As exigências são as mesmas do Mestrado Acadêmico.
Doutorado Stricto Sensu
Esse é um curso específico para formar pesquisadores com duração de 3 (três) a 4 (quatro) anos. De modo geral, o aluno cursa primeiro um curso de mestrado. É exigida do candidato proficiência em uma ou mais línguas estrangeiras. Ao final do Doutorado o aluno defende uma tese, provando algum ponto de vista que contribua para o avanço do conhecimento em determinada área. É esperado que a tese apresente uma discussão original e que acrescente algo de novo às pesquisas da área.
Serviços da Unicamp
A Universidade possui uma série de serviços à comunidade, tais como bibliotecas, lazer, esportes, projetos culturais e diversas atividades extraclasse. Essas programações podem ser obtidas diretamente nas unidades de ensino e pesquisa ou na Central de Informações da Unicamp ou através do site da Unicamp.
Área do Aluno (ADM Cursos Módulo Alunos)
Nosso Sistema ADM de Cursos de Extensão tem um módulo dedicado aos Alunos (Módulo Alunos), onde é possível modificar seus dados pessoais, acessar as vagas em nosso Banco de Talentos, gerar e imprimir fichas de inscrição, examinar sua situação financeira e notas fiscais, examinar seu histórico escolar, pegar uma declaração de matrícula do curso e solicitar uma Identidade Estudantil (veja em Manual do Aluno).
Acessar o sistema
- Acesse o sistema por meio do link: www.extecamp.unicamp.br/alunos.
- Faça o login digitando seu Rg e sua senha de acesso.
- Caso não se lembra das informações acima, clique na opção “Esqueci minha senha”.
No Sistema
Aluno
- No campo ALUNO, seu nome estará em destaque.
- Utilize o editar dados pessoais para trocar seu e-mail de contato, endereço e o que mais precisar modificar. Mantenha sempre seus dados atualizados.
- Em editar senha de acesso, o procedimento é igual ao de qualquer site: insira sua senha atual, e depois coloque a senha nova, e repita-a no campo de baixo.
Banco de Talentos
- O Banco de Talentos é um serviço, sem custo, que a EXTECAMP criou para facilitar o contato entre empresas e alunos, onde você verá vagas que condizem com seu curso. Caso ainda não faça parte do Banco de Talentos, você pode cadastrar seu currículo clicando em MEU CURRÍCULO; ou cancelar sua participação em CANCELAR MINHA INSCRIÇÃO. Na lateral, você verá as oportunidades disponíveis para o seu perfil.
- Clicando em MEU CURRÍCULO, você verá três caixas para poder inserir seus dados. Siga o que cada campo pede e se precisar, coloque mais de uma vez, para deixar seus dados mais completos. Se desejar, faça o upload do seu currículo - em PDF ou DOC.
Ficha de inscrição
Você pode gerar um PDF com sua ficha de inscrição do curso, para fins de documentação. Basta clicar no nome do curso que o PDF será gerado.
Boletos
Clicando no nome do curso, você pode checar sua situação financeira, e emitir os boletos ainda não pagos em PDF para impressão.
Nota fiscal
Clique no texto para ter acesso às notas ficais referentes aos boletos pagos de seu curso.
Histórico
Clique no texto para ver as disciplinas de seu curso, suas notas e o que ainda está pendente.
Declaração do curso
Caso você precise confirmar sua inscrição ou sua presença nos nossos cursos, você poderá gerar uma declaração de matrícula, em PDF, referente o curso com as informações necessárias.
Identidade Estudantil
A emissão da identidade estudantil é feita automaticamente. Clique no nome do curso, e atente para as instruções. Faça o upload da sua foto (3×4, somente de rosto) e quando terminar, você será redirecionado para imprimir o formulário de solicitação. Imprima, efetue o pagamento da taxa e envie para cartaoid@unicamp.br.
Ambiente de ensino à distância - EAD
A Extecamp oferece ao público cursos à distância utilizando a plataforma de ensino Moodle.
Tutoriais do Sistema Extecamp
Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem:
Como acessar os serviços corporativos da Unicamp:
Como emitir o certificado de um curso:
Como fazer sua inscrição em um curso da Extecamp pela primeira vez:
Como fazer sua inscrição em um curso da Extecamp se já possui cadastro:
Como fazer Upload de Documentos:
Para realizar o tutorial interativo de simulação de upload de documentos acesse: Tutorial Interativo