FAQ

De WIKI - EXTECAMP
Ir para: navegação, pesquisa

Seleção de perguntas e respostas para você tirar suas dúvidas sobre a Extecamp e seus cursos.


Educação Continuada

Nós estamos sempre aprendendo, sobre tudo, todos os dias. E se você pudesse melhorar as suas habilidades e seus talentos através do estudo? E se você pudesse estender o que você aprendeu na escola e na faculdade, e adquirir especializações e conhecimentos específicos sobre a sua área de atuação ou de escolha?

É isso o que a UNICAMP oferece através da EXTECAMP, a Escola de Extensão da UNICAMP: uma gama de cursos em várias modalidades e de vários formatos (presencial, à distância, semi-presencial), oferecidos aos profissionais para que possa acompanhar a mudança constante de cenários em sua área de atuação. Também possui cursos livres destinados a todos os seguimentos da comunidade. Todos os cursos são oferecidos por docentes da Universidade.

Qual a diferença entre cursos de extensão e especialização (modalidade extensão)?

Extensão

Possuem carga mínima de 30 (trinta) horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra-classe. São destinados a toda a comunidade, desde que atendam ao pré-requisito exigido pelo curso pleiteado. Os cursos de extensão classificam-se como:

I) Cursos Livres: não se exige nenhum grau de escolaridade do aluno.

II) Cursos para 1º e 2º Graus: para alunos que possuam o 1º e 2º Graus completos.

III) Cursos para graduados: para alunos com curso universitário completo.

Especialização (modalidade extensão) e Aperfeiçoamento

Destinam-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo, os primeiros, preparar especialistas em setores restritos das atividades acadêmicas e profissionais, e os últimos, atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho.

Têm uma carga mínima de 360 horas-aula e 180 horas-aula, respectivamente, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra-classe.

Só pode matricular-se em tais cursos, aluno portador de diploma de conclusão de curso superior, emitido por instituição reconhecida e devidamente registrado.

Cursos de especialização na modalidade extensão universitária, oferecidos através da Extecamp não são vinculados ao ensino regular da universidade, podendo ou não ser oferecidos no decorrer do ano, e não são reconhecidos para a continuidade de estudos acadêmicos.

São regidos pelas Deliberações CEPE A-04/2003, 06/2004 e 08/2005 [1], têm ampla aceitação e reconhecimento no mercado e estão de acordo com o artigo 44, inciso IV da Lei nº 9394/1996 [2], porém como não atendem os requisitos da Resolução CES/CNE nº 01 de 08/06/2007 [3] que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato-sensu, em nível de especialização, podem não ser reconhecidos como curso de pós-graduação lato sensu no âmbito do setor público, seja para ingresso, seja como meio de ascensão na carreira pública.

E esses cursos são certificados pelo MEC?

Não, porque não atendem a Resolução CNE/CES nº 01 de 08/06/2007 [4], que estabelece normas para o funcionamento dos cursos de pós-graduação. A Unicamp é reconhecida pelo Decreto Federal nº 78531 de 04/10/1976 e recredenciada pela Portaria CEE/GP nº 407, de 14/10/2013 [5] .

Como funcionam os pagamentos?

  • Inscrição

As inscrições para todos os cursos são gratuitas. O candidato deve observar o prazo de entrega de documentos conforme solicitado no edital do curso. Será considerado inscrito, após análise da documentação. Dependendo do curso, haverá processo seletivo.

  • Matrícula

Esta é a segunda fase do processo. O candidato é considerado matriculado e aluno, após o pagamento da primeira parcela do curso que se inscreveu.

  • Descontos

Você pode solicitar uma bolsa junto à Secretaria de Extensão onde fez sua inscrição. O ideal é que o pedido seja entregue junto com a documentação de inscrição. Clique aqui para baixar o formulário e anexá-la impressa aos documentos requeridos do curso.

  • Desistência

A desistência pode ser feita a qualquer momento através de carta endereçada ao professor responsável pelo curso. Se for dentro do período de sete dias após a primeira aula, o valor pago na matrícula será devolvido integralmente. Se for fora desse prazo e existindo débitos pendentes, o responsável pelo pagamento deverá quitá-los no prazo máximo de cinco dias. Será cobrada multa de 2% e juros diários de 0,033% de atraso.

Como faço para imprimir meu boleto?

O boleto da 1ª parcela será encaminhado para o e-mail do candidato, que deverá imprimi-lo e efetuar o pagamento em agências bancárias até a data de vencimento.

A partir da 2ª parcela, o(s) boleto(s) estará(ão) disponível(is) no site da Extecamp[6], no menu Acesso Restrito > Alunos.

Digite o número de seu RG e clique em “acessar”. Na próxima tela, clique em “Boleto de Cursos em Andamento”. Aparecerá o(s) boleto(s) com pagamento(s) em aberto para impressão.

Caso o candidato/aluno não tenha acesso à internet deverá entrar em contato com a Extecamp ou Secretaria de Extensão onde efetuou sua inscrição para fins de impressão do(s) boleto(s).

Como faço para pagar um boleto vencido?

O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária até a data de vencimento. Após essa data, pagar apenas nas agências do Banco Santander, até 14 dias após o vencimento.

Depois desse período, deverá procurar a Secretaria de Extensão da Unidade responsável pelo curso ou a Extecamp para cálculo de juros e multa e emissão de novo boleto. Qualquer tipo de negociação de parcelamento ou isenção deverá ser solicitado e autorizado pelo professor responsável pelo curso, por escrito.

Há uma carteira estudantil para esses cursos?

Só tem direito a carteira estudantil os alunos devidamente matriculados nos cursos de especialização e aperfeiçoamento, modalidade extensão universitária, mediante o pagamento de taxa de confecção, efetuado e solicitado à Diretoria Acadêmica da Unicamp.

São emitidos certificados?

Sim. Eles são emitidos em até 60 dias corridos após a entrega das notas na EXTECAMP pelo professor responsável pelo curso.

Alunos de cursos de especialização modalidade extensão podem ser contratados como estagiários?

Não. Os estágios na Unicamp serão concedidos somente a alunos de graduação, conforme determina a Resolução GR-038/2008 [7].

Por que os cursos de extensão podem ser pagos?

A Unicamp não possui verbas orçamentárias para financiar os cursos de extensão. Cada curso é um projeto específico que deve se autofinanciar.

O estrangeiro pode fazer inscrição em cursos de extensão?

O candidato estrangeiro pode fazer cursos no âmbito da extensão desde que tenha visto de estudante ou permanente com data de vigência superior a data de término do curso pleiteado [8] [9].