Cursos

De WIKI - EXTECAMP
Ir para: navegação, pesquisa

EAD - Ensino à distância

Oferecimento

Todos os cursos de extensão podem ser oferecidos a distância nos seguintes formatos:

- Totalmente a distância, sem aulas presenciais; 
- Semipresencial, em que parte do desenvolvimento é feito a distância, parte com aulas presenciais;
- Quanto aos estabelecimento de parcerias, os cursos a distância podem ser oferecidos com ou sem parceria com outras instituições.

Avaliação

Para cursos de Especialização (modalidade extensão universitária), Atualização Universitária ou Aperfeiçoamento são necessários exames presenciais por determinação do MEC. Os critérios de avaliação presencial devem ser definidos na proposta do curso e aprovados pela CEPE. Para os cursos de Extensão ou de Difusão não há obrigatoriedade de exames presenciais, ficando a critério do professor a definição da forma das avaliações no escopo do curso, aprovado pelo Colegiado Superior da Unidade e pela CEPE para os cursos de extensão e somente pelo Colegiado Superior da Unidade com ciência do CONEX, no caso dos cursos de difusão.

Padrão Acadêmico, Propriedade Intelectual, Hospedagem

Todo material a ser veiculado deverá estar de acordo com o padrão acadêmico da Unidade. O Professor Responsável deve analisar previamente e declarar que o material utilizado é de autoria dos professores do curso e/ou que não há restrições ao seu uso por questões de direitos autorais.

A propriedade intelectual de nossos materiais pode ser:

- De exclusividade do(s) professor(es)
- Material de outra fonte com uso autorizado
- Domínio público

Nossos cursos EAD são hospedados em locais específicos:

- Servidores internos como EXTECAMP e Moodle 
- Plataformas externas previamente informados no escopo do curso

Orientação Metodológica

O GGTE - Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais é o órgão responsável da Universidade para dar orientação metodológica, suporte e treinamento no uso das ferramentas de tecnologias educacionais.

Apoios oferecidos pela EXTECAMP

A EXTECAMP oferece alguns serviços para apoiar as iniciativas de EAD, de maneira a ajudar na divulgação e na padronização dos materiais, tais como:

- Criação de identidade visual do curso (layout na plataforma, material do curso)
- Vídeo promocional
- Layout do Folder
- Divulgação nas lista de email, site e mídias sociais

Os custos de impressão e produção de materiais dos cursos são de responsabilidade do professor ou da Unidade.

MOOCs

Cursos Abertos Massivos Online (do inglês: Massive Open Online Courses)

São cursos a distância que se baseiam no acesso ao conhecimento de forma aberta, gratuita, on-line, buscam maior número de usuários possíveis com uma metodologia participativa e colaborativa.


Cursos de Extensão

São regidos pela Deliberação CEPE A5/96.

Tem uma carga mínima de 30 (trinta) horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra classe.

Podem alcançar o âmbito de toda a coletividade ou dirigir-se a pessoas e instituições públicas ou privadas. Podem ser desenvolvidos em nível universitário ou não, de acordo com o seu conteúdo e sentido que assumam em cada caso e se classificam como:

   I) Cursos Livres: onde não se exige nenhum grau de escolaridade do aluno;
   II) Cursos em nível de 1º e 2º Graus: para alunos que possuam o 1º e 2º Graus completos, respectivamente;
   III) Cursos em nível universitário: para alunos com curso universitário completo.


Um curso de extensão pode ser constituído de uma única disciplina ou por um conjunto de disciplinas correlatas de extensão cuja soma das cargas horárias resultem num mínimo de 30 horas-aula, sendo que as disciplinas de extensão devem ter carga mínima de 8 horas-aulas.

Cursos de Especialização Técnica em Nível de 2° Grau são regulamentados pela Deliberação CEPE A 15/96.

Destinam-se a graduados em cursos técnicos, tendo por objetivo preparar especialistas em setores restritos das atividades profissionais. Tem uma carga mínima de 360 horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra classe.

Cursos de Atualização Universitária

São regulamentados pela Deliberação CEPE A 24/96.

Destinam-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo, atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho. Tem uma carga mínima de 180 horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra classe.

Cursos de Difusão

Criados pela Deliberação CEPE A 06/01 e substituída pela CEPE A 22/04, com o propósito de divulgar cultura, conhecimentos e técnicas de trabalho. Estes são denominados, conforme o seu conteúdo, de:

a) Curso de Difusão Cultural;

b) Curso de Difusão Científica;

c) Curso de Difusão Tecnológica.

A carga horária mínima para estes cursos é de 1 hora, e não há atribuição de notas ou conceitos independentemente de haver processo avaliatório.

A emissão do Atestado de Frequência pela Diretoria Acadêmica é facultativa. A Unidade de Ensino responsável deverá explicitar se a referida emissão deverá ou não ocorrer. Na hipótese da Unidade optar pela emissão de Atestado, a matrícula será obrigatória, nos termos determinados para os demais cursos no âmbito da extensão.

Cursos de Especialização e Cursos de Aperfeiçoamento, modalidade extensão universitária

Os cursos de especialização e aperfeiçoamento modalidade extensão universitária são regulamentados pelas Deliberações CEPE A 04/03, CEPE A 06/04 e CEPE A 08/05.

Destinam-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo, os primeiros, preparar especialistas em setores restritos das atividades acadêmicas e profissionais, e os últimos, atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho.

Os cursos de especialização têm uma carga mínima de 360 horas-aula e os de aperfeiçoamento, de 180 horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra classe.

Só pode matricular-se em tais cursos, aluno portador de diploma de conclusão de curso superior, emitido por instituição reconhecida e devidamente registrado.

Os cursos de especialização - modalidade extensão universitária da Universidade Estadual de Campinas, que seguem as Deliberações CEPE A-04/2003, 06/2004 e 08/2005, têm ampla aceitação e reconhecimento no mercado e estão de acordo com o artigo 44, inciso IV da Lei nº 9394/1996, porém como não atendem os requisitos da Resolução CES/CNE nº 01 de 08/06/2007 que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, podem não ser reconhecidos como curso de pós-graduação lato sensu no âmbito do setor público, seja para ingresso, seja como meio de ascensão na carreira pública.